segunda-feira, 4 de junho de 2012


Risottos Oria e degustazione de vinos speciali
por Deborah Benetti
Os encontros promovidos pelo professor Alessandro Grandi e sua turma de alunos, tornaram-se tardes e noites agradáveis para se praticar o idioma italiano. Prova disso foi o último workshop “Risotto & Vino” realizado no restaurante Oria, Granja Viana – Cotia. O empresário Felipe Oria recepcionou o encontro com degustação de menu de risotos, enquanto explicava o surgimento de seu negócio. Na época em que ficou desempregado, tirava suas horas livres para cozinhar e testar receitas. Logo, viu a oportunidade de vender comida caseira para os moradores do condomínio em que mora. Não demorou muito para crescer as encomendas e o Restaurante Oria foi nascendo ali mesmo na região. Recentemente, foi inaugurada a unidade Itaim Bibi. Além de excelente gastronomia, todos puderam deliciar vinhos, histórias e curiosidade em torno da arte enologia. A sommelier Luciene Carvalho presta consultoria aos clientes da loja de multimarcas Ville Du Vin, localizado em Alphaville(www.villeduvin.com.br). Muito íntima do vinho, Luciene contou sobre as origens e plantio das variadas uvas, como entender o vinho por si só, além, claro, o prazer de provar um bom vinho com um bom papo entre amigos.
Como abertura da degustação, a chef  preparou um risoto de zafferano, o legítimo açafrão bem forte na coloração amarela servido com queijo parmesão natural ralado. Logo em seguida, o risoto de funghi secchi surpreendeu com seu gosto concentrado no cogumelo mais a mistura de queijo derretido. Outra receita aprovada pelos convidados do workshop foi o risoto de mozzarela di búfala com tomate seco. Para ninguém sair com gostinho de quero mais, o restaurante disponibilizou uma loja com seus produtos em porções individuais à venda, com preço médio de 17 reais. Para saber mais, o site é www.oria.com.br.
O consultor de vinho off trad do Ville Du Vin, Saller Talge  levou 3 tipos de garrafas para a degustação e venda posteriormente. São eles:
v     Vinho Montepulciano d Abruzzo DOC safra 2010 – país Itália – produtor Vini Farnese –região Abruzzo – uva 100% Montepulciano.
v     Vinho Salamandra – Hermanos Lurton produto Domaines François Lurton – região Espanha>Castilha y Léon – uva Tempranillo
v      Vinho Inspira Reserva cabernet Sauvignon produtor Viña Chocolán – região Maipo – uvas Cabernet Sauvignon – safra 2009 – álcool 13% - amadurecimento: 4 meses em barricas de carvalho.
Como saborear um vinho:
 O primeiro passo é colocar o vinho e deixar que crie um corpo original na taça por instantes. Feito isso, gire delicadamente enquanto observa o líquido que escorre pela taça, chamada de lágrima do vinho. Quanto maior o teor alcoólico, mais lentamente essas lágrimas descerão. Cada variedade de uva produz vinhos com uma gama característica de cores, vale a diversão de pesquisar e aprender sobre elas. A segunda etapa é trabalhar o olfato a ponto de identificar sensações deliciosas. Segure pela haste da taça e comece a cheirar enquanto pesquisa na memória o que pode ter de aromas. Gire e faça o vinho circular lá dentro, acelerando a oxigenação. Assim, é possível que os aromas se desprendam do líquido e crie uma vida ao vinho. O momento esperado: a degustação de fato. De um pequeno gole e passeie o vinho suavemente pela boca. Todas as partes da língua identificam as quatro sensações gustativas: amargo, azedo (ou ácido), salgado e doce. Um vinho que preenche a boca, que dá a sensação de ter volume, é chamado de encorpado. Feito isso, continue tomando tranquilamente sua taça acompanhada de uma boa comida e vale lembrar que, apreciando com carinho e respeito é possível descobrir vinhos de corpo, equilibrado, persistente nos aromas, e um hábito saudável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário